NOSSA HISTÓRIA

No dia 12 de dezembro de 1976, era oficializada a congregação da Igreja Batista de Vila Antonieta no bairro Jardim Iva, na Avenida A nº 22. O Pastor da igreja era David Lino de Oliveira.

A Congregação Batista em Jardim Iva foi fundada com um culto realizado às três horas da tarde, com a presença de 98 pessoas, dentre essas, o Pr. David e vários diáconos, dos quais devemos destacar, o irmão Valdemar Ferreira da Silva.

No Culto foi cantado o hino 411 do Cantor Cristão, que refletia a alegria contida nos corações naquela ocasião. O diácono Francisco Martins Gomes orou pelo culto e futura congregação. Foi eleita a 1ª diretoria da congregação ficando assim constituída: 1º Dirigente – Amadeu Rosa da Conceição; 2º Dirigente – Francisco Salvino; Diretora da EBD – Dirce Simões Albino, que também é membro nos dias de hoje. Para Tesoureiro foi eleito o irmão Mario Lopes; o irmão Osvaldo Venceslau ficou como Diretor de evangelismo e a secretaria foi a irmã Cláudia Simões Albino.

Constam dos registros históricos da igreja que no 1º domingo do mês de janeiro de 1977, a Escola Bíblica contava com 54 pessoas matriculadas e 9 visitantes. No 2º Domingo do mesmo mês foi organizada a Sociedade de Senhoras do Jardim Iva e a Equipe de Evangelização da Congregação.

Nesses primórdios, muitos desafios rondaram nossos pioneiros. Desafios que foram vencidos e que fortaleceram aquele grupo de irmãos que permaneceram firmes e fiéis ao Senhor da Igreja, Jesus Cristo. A celebração destas vitórias se deu no dia 22 de setembro de 1979, a partir das 20h no templo da então Congregação Batista de Vila Antonieta em Jardim Iva, ocasião em que se deu a organização desta em Igreja Evangélica Batista em Jardim Iva. A noite estava com calor ameno até às 20h45 e a partir desta hora ocorreram chuvas abundantes.

Estavam presentes 263 pessoas, no culto de organização, onde também foi empossado como pastor titular da igreja o pastor Pedro Gonçalves. A então Igreja Evangélica Batista em Jardim Iva foi organizada com 48 membros, dos quais hoje ainda temos em nosso meio 3 irmãos que muito nos abençoaram ao longo de nossa história, são eles: Alaíde Sampaio da Silva, Adelina Menezes Rosa, Dirce Simões Albino.

Hoje, 37 anos depois do início desta história e da organização desta igreja, muitas coisas mudaram. Nosso endereço, o templo, nosso nome que hoje é 1ª Igreja Batista em Jd. Iva. Os pastores que aqui pastorearam foram: Pedro Gonçalves, Firmino Chife, Valdo Romão, Wemerson Antonio, Fernando Bueno e o atual Pr. Saul Silmar. Muitas pessoas passaram e foram ganhas para Jesus aqui. A membresia que no início era de 48 hoje são 190 membros.

Ainda há muito por se fazer através desta igreja e nós os que hoje estamos aqui é que devemos assumir os novos desafios para deixarmos um legado em nossa comunidade e descendentes, para a Glória de nosso Senhor Jesus Cristo!